Percy Jackson ganhará série no Disney +
Após o fracasso de suas sagas produzida para os cinemas, Percy Jackson irá se tornar uma série de TV. Contudo, a produção vai ser disponibilizada através da plataforma de Streaming Disney +. A notícia foi dada pelo próprio autor dos livros, Rick Riordan, em seu Twitter em tom de comemoração. Sabemos que a Disney tem os direitos da saga, pois eles pertenciam a Fox que foi então comprada pela Disney em 2019.
Os filmes apesar de possuir muitos fãs, são considerados medianos em comparação principalmente a outras grandes franquias. Dessa forma, após o lançamento do segundo filmes, que foi considerado ainda pior pela crítica, recebendo uma chuva de comentário negativos sobre a produção.
A história dos livros de Percy Jackson e os Olimpianos é sim uma história incrível. Além disso, vai de encontro com o que muitas pessoas gostam de ver nos cinemas. Ou seja, a maior parte do público possui um interesse em histórias de fantasias e ficção científica. Histórias essas que vão de encontro com sagas de Heróis e Heroínas, Deus e Mitologia, coisas a frente do nosso tempo, ou que remetem ao passado.
Portanto, hoje nós trouxemos uma grande novidade dessa saga que apesar do insucesso ainda conquista muitos fãs. Principalmente para quem leu as literaturas na qual os filmes são baseados. Então, continua lendo para saber mais sobre essa ótima notícia!
Veja também: Liga da Justiça: Snyder Cut agora é OFICIAL
Veja também: Vingadores 5: Tudo o que sabemos até agora
O que sabemos até agora
Inicialmente o que temos é apenas a confirmação de que será relançada a saga no formato de série. Ou seja, ainda não temos notícias sobre elenco, data de estreia, como será o enredo, como as temporadas serão divididas em relação aos livros, etc.
Contudo, muita informação se supões, e outro detalhe é que diferentemente dos filmes, a produção da série terá sim o ‘dedo’ do autor dos livros de Percy Jackson, pois nada mais é que uma adaptação. E esse é um detalhe muito importante, porque o que podemos perceber é que a adaptação feita para os cinemas foi um fracasso. Pois, muitos detalhes importantes do livro haviam sido alterados, e isso frustrou muitos os fãs que já conheciam a saga dos livros.
Foi uma adaptação totalmente errônea onde a produtora, Fox, não deu ouvidos ao autor, um ponto relevante, porque essas produções têm que ser repassadas por quem fez a história original. Tomando como exemplo Harry Potter, a autora, J. K. Rowling, só permitiu vender os direitos se a palavra final sempre fosse a dela. Portanto, o sucesso de HP não foi à toa, não é para menos que muitos fãs dos livros também idolatram os filmes.
História dos livros de Percy Jackson
O primeiro livro da saga ‘Percy Jackson e o Ladrão de Raios”, foi lançado em 2005. A saga ao todo é composta por cinco livros, cada um contando aventuras diferentes do filho do Deus Poseidon, Percy Jackson.
Então, de início a história começa com Percy, um garoto comum que mora com a mãe e o padrasto. Porém, um dia do nada ele é atacado por uma professora na escola, e claro que ele não acharia normal uma situação dessa. Ao chegar em casa, o garoto relata para sua mãe o ocorrido e a mesma fica abismada com a situação. Contudo, a mãe não ver outra escolha a não ser contar um grande segredo que interfere diretamente na vida de Percy.
Após contar toda história para Percy, sobre o pai dele e que ele era na verdade um Semi-Deus, ela não ver outra escolha não ser levar seu filho para o único lugar seguro para ele. O lugar que ela o leva é chamado de ‘acampamento meio sangue’. Este acampamento é um local especializado em treinar os filhos que os Deuses tiveram com mortais, ou seja, outros semi-deuses como Percy.
No acampamento os filhos do Deuses, que não possuem consciência de seus poderes e nem como usa-los. Ou seja, são treinados para aprender como controlar seus poderes e como lidar com diversas situação que terão que enfrentar ao longo de sua vida. A partir daí ele se juntará com outros diversos personagens, filhos de outros deuses assim como ele. Além de criaturas místicas da mitologia grega, como centauros, minotauros, sátiros e muitas outros.
Diversas serão as situações que Percy e seu grupo de amigos terão que enfrentar, e a cada livro trata de uma jornada diferente do jovem semi-deus.
O diferencial da história de Percy Jackson
Apesar de seu enredo ser bastante parecidos com outras diversas histórias de aventuras e fantasia já produzidas, com essa questão de herói da história, o escolhido, etc. Porém, Percy Jackson tem como base a mitologia grega, e possui a presença de diversos Deuses gregos e figuras mitológicas que aparecem aqui e ali em outras produções, mas não tão marcantes.
Rick Riordan, gosta muito de propor essa característica com um toque histórico nas suas literaturas. Ou seja, ele não só traz a mitologia grega ou mesmo greco-romana. Além disso, outras produções literárias abordam também a mitologia nórdica, como é o caso da série de livros ‘Deuses de Asgard’.
Críticas sobre os Filmes
Em 2010 foi lançada a primeira adaptação da saga, que para os críticos de plantão e que inclusive já haviam lido os livros, acharam algo revoltante. Contudo, até mesmo quem não tinha a mínima noção da história de Percy na literatura, também não gostou nenhum pingo do longa. Aliás, poucas foram as críticas positivas com relação a uma produção que tinha tudo para ser o novo Harry Potter.
Entretanto, apesar do péssimo feedback, a sequência do primeiro filme já estava confirmada e que teve como resultado uma péssima venda nas bilheterias do mundo inteiro. Pois, com a decepção do primeiro filme, já se tinha ideia que o segundo seria uma adaptação. Um detalhe interessante de crítica, foi o elenco cogitado para protagonizar o trio, onde não pareciam em nada ter 12 anos de idade.
Apesar de irrisório para alguns, esse ponto tem um grande peso, principalmente para quem leu os livros, pois os garotos tinham apenas 12 anos e o mais interessante da trama é a evolução dos personagens até chegarem aos seus 17 anos. Coisa que o filme não mostra, e é um ponto chave para o desenvolvimento de toda a história de Percy Jackson.
O que sabemos sobre a série: Nova adaptação de Percy Jackson
Primeiramente o autor dos livros, Rick Riordan, havia dado há alguns meses spoilers sobre o seu novo trabalho e que estava relacionado a Percy Jackson. O que já deixou os fãs de sua saga totalmente eufóricos, pois ele deu uma luz de esperança para quem desejava algo mais digno para a saga.
Então, na quinta-feira dia 14 de maio de 2020, ele e sua esposa em um vídeo no twitter, soltam a grade bomba de que Percy Jackson, oficialmente, ganharia uma série para o Disney +. Apesar de não aprofundar em nenhuma informação específica sobre a série, já que agora tudo ainda está no início, e talvez demoro mais tempo do que esperado para chegar até a plataforma de Streaming.
Mas, o autor já está trabalhando no episódio piloto da série que parece receber o nome de ‘Percy Jackson e os Olimpianos’. Além disso, a primeira temporada irá seguir o primeiro livro da saga ‘Percy Jackson e o Ladrão de Raios’. E a ideia é que cada temporada remeta a um livro da saga. Portanto, esperamos aí que a série tenha em torno de 5 temporadas. Contudo, apesar dos livros não serem tão extensos, eles possuem sim conteúdo suficientes para serem trabalhados em uma série. Além disso, acredita-se que a história será melhor adaptada dessa forma, e também poderá ser explorada como não foi nos filmes. Trazendo inclusive detalhes importantes da trama que foram alterados e até outros retirados na produção para os cinemas.