Fortnite é banido de 2 grandes lojas de Apps na última quinta-feira dia 13 de agosto de 2020.
Muitos desentendimentos ocorrem devido a violação das diretrizes e políticas internas das duas maiores lojas de Apps.
Continua lendo para entender toda a problemática e o que levou a todo esse problema causando o banimento de um do games mobiles mais jogados dos últimos tempos, gerando inclusive muito prejuízo para as empresas.
Veja também: 8 Estreias na Amazon Prime Vídeos – Filmes setembro 2020
Veja também: 12 Estreias Globoplay setembro 2020
Saiba o porquê Fortnite é banido de 2 grandes lojas de App
Entenda o problema inicial entre Epic Games e Apple – Fortnite é banido de 2 grandes lojas
Tudo estava muito bom para os jogadores de Fortnite até virar uma verdadeira bagunça e em seguida ver o jogo banido da loja de games.
Inicialmente o que houve foi uma redução dos valores da moeda do game de Fortnite, os V-bucks.
Além disso, o jogo havia mudado a forma de pagamento, sendo que não passava mais pela Apple, ou seja, indo direto para a Epic Games, desenvolvedora do Jogo.
Não demorou muito para desenvolvedora se deparar com seu game literalmente banido de dentro da loja de apps, a App Store.
Em meio a toda essa guerra, de um lado temos a Epic Game acusando a Apple de aplicar taxas absurdas e totalmente injustas para que o aplicativo possa ser comercializado em sua loja.
Mas simplesmente a Apple se pronuncia afirmando que a mudanças do pagamento dentro do jogo violam as diretrizes da empresa e que isso não é aceitável, e como punição baniram o jogo.
Nos últimos dias a busca pelo game na loja de Apps trazia como resultados outros jogos de mesma categoria, Battle Royale.
A Google Play acabou entrando na briga pelo mesmo motivo – Fortnite é banido de 2 grandes lojas
E da mesma forma que ocorreu com a App Stores da Apple, com a Google play, outra grande loja de apps não foi diferente.
O processo de pagamento alterado pela Epic Games também vai contra as diretrizer da Google Play, e dessa forma o jogo também foi banido pela empresa alegando o mesmo que a Apple.
A história também se repete para a Google Play, onde a desenvolvedora afirma que as taxas para a comercialização do jogo dentro da loja são absurdas e abusivas e devido a isso Epic Games decidiu tomar atitude.
Foi ai que Fortnite é banido de 2 grandes lojas de apps disponibilizadas para os sistemas iOS e Android.
Comunicado feito pela Google: “Embora Fortnite permaneça disponível no Android, não podemos mais disponibilizá-lo na Play Store porque viola nossas políticas.
No entanto, deixamos em aberto a possibilidade de continuar nossas discussões com a Epic e trazer Fortnite de volta ao Google Play”.
E como ficou os pagamentos? Fortnite é banido de 2 grandes lojas
Toda a novidade e atualização do game chegou na quinta dia 13, onde foram alterados alguns preços bem como também o método de pagamento que agora iria diretamente para a Epic Games sem passar pela App Stores ou Google Play.
Para o sistema iOS a diminuição dos valores dentro do game veio juntos com duas opções.
No caso, o jogador iria escolher onde pagaria: via App Stores pagando o valor de sempre (mais caro), ou pagaria diretamente a ele, ou seja, nessa modalidade seria um valor mais barato.
De acordo com o que foi relatado a Apple cobra uma taxa de 30% em cima dos valores arrecadados pelo game e que são vendidos na loja de apps.
Fortnite é banido de 2 grandes lojas
Defesa da Apple diante da confusão – Fortnite é banido de 2 grandes lojas
A defesa tanto da Apple como da Google Play se baseia na mesma ‘desculpa’ de que a desenvolvedora do game, Epic Games, havia violado as políticas de pagamento dentro da plataforma no qual o jogo é comercializado.
Pronunciamento da Apple diante das acusações: “[Como resultado do pagamento direto], o app de Fortnite foi removido.
A Epic habilitou um recurso em seu aplicativo que não foi revisado ou aprovado pela Apple, e o fez com a intenção expressa de violar as diretrizes da App Store em relação aos pagamentos no aplicativo que se aplicam a todos os desenvolvedores que vendem produtos ou serviços digitais”.
Epic Games acusa Apple de monopólio – Fortnite é banido de 2 grandes lojas
Diante de toda a problemática a Epic games acusa a Apple de muitos danos e abusos, inclusive monopólio.
Devido a isso, a desenvolvedora do game Fortnite decidiu entrar com uma ação judicial contra a Apple.
Fortnite é banido de 2 grandes lojas
Em sua declaração, a Epic Games faz alusões ao livro ‘1984’, onde seu conteúdo aborda sobre os danos das guerras mundiais e retrata um governo vigilante e controlador, onde a liberdade de expressão não é aceita e é considerada crime.
Além disso, a desenvolvera ainda fala sobre a empresa e sua hipocrisia, onde hoje ela realiza feitos que antes eram abominados pela Apple como monopólio tecnológico e ser muito controladora e abusiva.
Ao final, a empresa ainda anunciou seu novo filme no Paty Royale intitulado ‘1984’.
Não deixando mencionar em sua declaração que a taxa de 30% cobrada pela Apple em cima do dinheiro arrecadado dos jogos não é justa, o que torna tudo muito mais caro dentro do jogo.
Em razão disso a Epic Games decidiu tomar suas próprias medidas diante das injustiças que a Apple vem tomando como todos os jogos comercializado e por isso se iniciou essa disputa.
De fato, a atitude da Epic Games nada mais era do que chamar atenção para a problemática que ninguém estava vendo, e para tentar mostrar o quanto empresas como a Apple são um monopólio e que pregam preços abusivos aos seus clientes.
Ela ainda ressalta que por ser um jogo de muito sucesso não era justo com seus clientes cobrar cada vez mais preços absurdo só por conta dessas taxas altíssimas estabelecidas pela Apple.
Fortnite é banido de 2 grandes lojas
Declaração oficial da Apple diante da problemática – Fortnite é banido de 2 grandes lojas
“Hoje, a Epic Games deu o passo infeliz de violar as diretrizes da App Store que são aplicadas igualmente a todos os desenvolvedores e projetadas para manter a loja segura para nossos usuários.
Como resultado, seu aplicativo Fortnite foi removido da loja. A Epic habilitou um recurso em seu aplicativo que não foi revisado ou aprovado pela Apple, e o fez com a intenção expressa de violar as diretrizes da App Store em relação aos pagamentos no aplicativo que se aplicam a todos os desenvolvedores que vendem produtos ou serviços digitais.”
“A Epic tem aplicativos na App Store há uma década e se beneficiou do ecossistema da App Store – incluindo suas ferramentas, testes e distribuição que a Apple fornece a todos os desenvolvedores.
A Epic concordou com os termos e diretrizes da App Store gratuitamente e nós ‘ Estou feliz por eles terem construído um negócio tão bem-sucedido na App Store.
O fato de seus interesses comerciais agora os levarem a exigir um acordo especial não muda o fato de que essas diretrizes criam condições equitativas para todos os desenvolvedores e tornam a loja seguro para todos os usuários.
Faremos todos os esforços para trabalhar com a Epic para resolver essas violações para que eles possam devolver o Fortnite à App Store.”.